sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mensagem da Diretoria Executiva Nacional - UEB

Os Escoteiros do Brasil estão manifestando de diferentes formas o pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, ocorrido na última terça-feira, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 1997.
Como homenagem ao ex-Vice-Presidente convidamos todos os Grupos Escoteiros para que, em suas atividades neste final de semana, dediquem um "minuto de silêncio" em sua memória.

Também é importante lembrar que foi decretado luto oficial em todo o país, por sete dias, razão pela qual a Bandeira do Brasil deverá ser hasteada em funeral, de acordo com o disposto nos Artigos 17 e 18 da Lei no 5.700, em que se estabelece que a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça, devendo, tanto no hasteamento como no arriamento, ser levada inicialmente até o tope do mastro.

Homenageando o ex-Vice-Presidente José Alencar, e contribuindo para uma reflexão sobre a bela pessoa que ele era e do exemplo que nos deixou, encaminhamos abaixo um texto escrito no dia de ontem pelo companheiro Rubem Süffert, atual membro do Conselho de Administração Nacional, ex-Escoteiro-Chefe e ex-diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil.

Sempre Alerta

Rubem Tadeu Perlingeiro
Diretor Presidente

O ESCOTEIRO SORRI NAS DIFICULDADES

Poucas vezes a sociedade brasileira teve a oportunidade de assistir a um homem público enfrentando o câncer com um sorriso nos lábios e palavras doces na boca.

Ele mesmo se referia ao artigo da Lei Escoteira como conhecera quando menino em Muriaé e Murici: "O escoteiro sorri nas desavenças."

José Alencar, ex-Vice-Presidente da República, que relembrou sua passagem pelo Movimento Escoteiro quando foi visitado por alguns dirigentes nacionais e regionais da União dos Escoteiros do Brasil no ano de 2010, destaca a importância da experiência escoteira para ele, e lamenta não ter tido mais tempo para praticar o Escotismo.

Enfrentando uma doença que grande número de políticos prefere esconder, demonstrava sua confiança em Deus e a certeza de que todos os que nasceram um dia terão que morrer, mais cedo ou mais tarde.

Estive hoje no velório realizado no Palácio do Planalto, e senti nas manifestações públicas que consegui acompanhar a influência importante que um político mais franco e sincero pode alcançar. As expressões sofridas daqueles que com dificuldades conseguiram chegar ao velório realizado sob forte esquema de segurança.

As homenagens pessoais que cada um levava àqueles momentos especiais. Compareci de traje escoteiro para também expressar o reconhecimento do Movimento Escoteiro àquele que vivia em sua vida empresarial e política a Lei Escoteira.

É pena que são tão poucos os políticos que nos dão essa mensagem de segurança e alegria, mesmo em momentos difíceis. Para muitos dos inúmeros políticos presentes, essa reflexão deve ter ocorrido.

Como o exemplo vivido com intensidade, mesmo com as enormes dificuldades da luta diária contra o câncer, por mais de 13 anos, englobando os dois mandatos de Vice-Presidente da República é importante para o povo brasileiro. Despachar, quando necessário do próprio hospital, mas sempre com um sorriso nos lábios.

Fazer sua crítica pessoal sobre os elevados juros brasileiros, com firmeza e respeito ao companheiro de chapa que assim entendeu melhor.

Será que no nosso dia a dia conseguimos com essa nitidez sorrir nas eventuais dificuldades que encontramos em nossa jornada pessoal?

Vale a pena refletir e discutir, com nossa família, nossa Seção Escoteira, nossos colegas de trabalho.

E principalmente, vale a pena agir, a exemplo de José Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário